Após a notícia de um apagão cibernético global, que afeta serviços online desde as primeiras horas desta sexta-feira (19), aplicativos de bancos apresentam instabilidades no Brasil. Segundo a ferramenta Downdetector, que registra reclamações de usuários de apps, ao menos quatro instituições financeiras têm oscilações: Bradesco, Banco Pan, Neon e Next. Ainda não se sabe, no entanto, se o problema tem ligação direta com o apagão.
Especialista em segurança cibernética, a CrowdStrike afirma que o apagão envolve usuários da Microsoft. Empresas de mídia, grupos de telecomunicação e até bancos internacionais também relataram que falhas no sistema interromperam suas operações nesta manhã. Os governos da Índia e da Austrália confirmaram que o motivo das interrupções está ligado à empresa de tecnologia de Bill Gates.
No X, antigo Twitter, usuários registraram seus problemas com as plataformas online. Veja:
Banco pan não abre de jeito nenhum e eu tô desesperado, meu dinheiro todinho lá
— dan. (@eudani06) July 19, 2024
Vc com toda sua grana no Neon Nem a opção de ajuda está funcionando. Caras, servidores estão fora! Não mude senha nenhuma. Insistam de 30 em 30 minutos. pic.twitter.com/49MxImcYrx
— bruomc (@bruomcv4) July 19, 2024
Bradesco morreu
— 𝙺 (@kauazinncec) July 19, 2024
Mais alguém está tendo problema de conexão ao tentar entrar no aplicativo do banco next? porra, 2hrs tentando entrar e nada. @falanext, tô do outro lado do mundo, ajuda aí fios
— pedro (@sorakapunk) July 19, 2024
O BHAZ atestou o funcionamento normal, até a publicação desta matéria, das plataformas online dos bancos Nubank, Banco do Brasil, Itaú, PagBank, Santander e Caixa, e segue apurando o apagão cibernético. Tão logo haja novas informações, a reportagem será atualizada.
O post Após apagão cibernético, apps de bancos apresentam instabilidade no Brasil apareceu primeiro em BHAZ.