Depois de toda a polêmica envolvendo o McPicanha, sanduíche do McDonald’s que na verdade não tem picanha na lista de ingredientes, o novo alvo de críticas é o Burger King. A rede de fast food é acusada de enganar os consumidores com o sanduíche “Whopper Costela”, que não é feito de costela. A empresa defende que sempre comunicou com clareza a composição do hambúrguer (veja mais abaixo).
A denúncia foi feita pelo perfil “Coma Com Os Olhos” no Instagram, o mesmo que divulgou a informação sobre o McDonald’s e acionou o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e o Procon-SP contra a empresa.
Ao acusar o Burger King de enganação, o perfil aponta que o hambúrguer usado no Whopper Costela, fabricado pela Sadia, é feito de paleta de porco, com um aroma de costela. “‘Ou seja, mais uma vez as grandes redes mostram uma coisa na propaganda e te entregam algo completamente diferente”, defende.
O “Coma Com Os Olhos” ainda afirmou que abriria outra denúncia no Conar, desta vez em relação ao BK. O BHAZ entrou em contato com o conselho, que informou que ainda não dispõe de informações sobre a denúncia.
O que diz o Burger King?
Procurado pelo BHAZ, o Burger King afirmou que a transparência com os clientes é um valor fundamental e inegociável para a empresa. Por isso, a rede garante que “desde o lançamento do produto sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduíche”.
A empresa confirma que o Whopper Costela é composto de paleta suína, “com aroma de costela 100% natural, livre de quaisquer corantes, conservantes e aromatizantes artificiais”. O BK ainda cita um vídeo publicitário divulgado para promover o produto:
No cardápio do Burger King, o Whopper Costela aparece descrito como um sanduíche de pão com gergelim, maionese de fabricação própria, alface, tomate, cebola crocante, molho Furioso, queijo e “um hambúrguer de carne de porco com aquele aroma inconfundível de Costelinha”.
“A marca se mantém à disposição de seus clientes por meio de seus canais de contato para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre esse e quaisquer outros produtos de seu portfólio”, finaliza a rede de fast food em nota.
McPicanha
O McDonald’s decidiu retirar do cardápio a linha “Novos McPicanha” nas lanchonetes brasileiras, a partir da última sexta-feira (29). A medida ocorre após polêmica que rendeu uma notificação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Procon-SP, que pediram explicações sobre a composição dos lanches e suposta prática de propaganda enganosa. O McDonald’s pediu desculpas “se o nome escolhido gerou dúvidas”.
Em comunicado, o Ministério da Justiça pontuou que a nova linha de hambúrgueres recebeu várias denúncias nas redes sociais, justamente por não atender às expectativas do consumidor. Apesar do “McPicanha” ser sugestivo, foi revelado que o hambúrguer do lanche não possui o corte nobre da carne.
O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo também notificou a empresa, solicitando explicações sobre a tabela nutricional e a composição dos ingredientes usados nos lanches,. Mais que isso, pediu que apresentasse “documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo”.
Em nota enviada ao BHAZ, o McDonald’s anunciou a retirada dos sanduíches do cardápio. A rede de lanches reforça que a plataforma recém-lançada “teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha” e pede desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas.
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