Apreensões de canetas emagrecedoras disparam 118% no Aeroporto do Galeão

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

As apreensões de canetas e ampolas utilizadas para emagrecimento cresceram 118% no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em 2026. Dados da Polícia Federal mostram que o número de produtos apreendidos passou de 794 unidades em 2025 para 1.734 neste ano, resultando na prisão de 18 pessoas, contra seis no ano anterior.

Do total apreendido em 2026, 1.665 eram canetas emagrecedoras e 69 unidades de anabolizantes. Segundo a Polícia Federal, o aumento acompanha um cenário nacional de intensificação do combate ao contrabando e à comercialização irregular desses produtos, que podem representar riscos à saúde.

Ainda conforme a corporação, cerca de 90% das apreensões têm origem em Foz do Iguaçu (PR). Todo o material recolhido é encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela avaliação e adoção das medidas cabíveis.

A Polícia Federal informou que as ações fazem parte de uma estratégia para combater o comércio ilegal de medicamentos e proteger a saúde pública. As investigações continuam e novos desdobramentos não estão descartados.

Foto: Divulgação/Polícia Federal.

Fonte: g1.

Encontre uma reportagem