A Arquidiocese de Belo Horizonte, na qual a Paróquia de Pedro Leopoldo está inserida, apresentou um plano com orientações para a retomada das celebrações presenciais, nas igrejas da capital e região metropolitana. Distanciamento de dois metros entre as pessoas, com mais espaços entre bancos e cadeiras, obrigatoriedade do uso de máscaras por todos no interior dos templos, disponibilidade de álcool em gel na entrada e saída das igrejas, além de higienização constante de objetos essenciais às celebrações, dos bancos e cadeiras, de cada ambiente, são algumas das exigências.
As celebrações também devem ser mais breves e as igrejas terão público reduzido – com informação sobre o número máximo de fiéis na entrada de cada templo. Cada igreja terá que cumprir as indicações do documento, publicado na quarta-feira (17). As que conseguirem se adaptar, já podem retomar as celebrações.
O documento, em sintonia com as orientações já apresentadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi elaborado com o auxílio de uma assessoria técnica – o Comitê Técnico Logístico-Sanitário, formado por uma equipe multidisciplinar, com a participação de médicos e arquitetos, entre outros profissionais.
Esse comitê técnico está à disposição para auxiliar as paróquias nas readequações necessárias para as celebrações presenciais.
O texto divulgado pela Arquidiocese de BH orienta as comunidades, da capital e de outros 27 municípios, a seguirem as recomendações das autoridades municipais e está disponível no site da arquidiocese de belo horizonte.
Algumas recomendações
Entre as sugestões, está a que se mantenha cinco lugares vagos para a entrada daqueles que não têmacesso ao agendamento. Quantopossível, entrada esaída dos fiéis deverãoser feitasem portas distintas. Caso haja apenas um acesso, deve-se organizar, deum a um, a entrada e a saída, buscando respeitar o distanciamento de dois metros e evitando aglomerações.
Deve-se, também, respeitar o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Além disso, devem ser intercalados bancos ocupados por pessoas e bancos vazios.
Veja abaixo o documento com as orientações.