As cores influenciam diretamente no nosso comportamento dentro de um espaço. E a sua escolha revela muitas emoções presentes no subconsciente e na sua personalidade, situações explicadas pelo estudo da psicologia das cores.
Quem nunca se sentiu mais tranquilo em um ambiente com tons mais leves e claros? Ou nervoso e acalorado num espaço com cores fortes e pesadas? Essas sensações podem ser explicadas pelas características aparentes das cores, como:
– Dimensão: dependendo da cor utilizada, você pode ter a sensação de um ambiente ser mais espaçoso ou menor;
– Peso: as cores podem tornar, aparentemente, objetos mais pesados ou mais leves;
– Temperatura: inconscientemente, podem imprimir a ideia de quente e frio;
– Emoção: as cores desempenham um papel direto no nosso psiquismo, visto que, a partir delas podemos ativar sentimento e expressões;
– Recordação: muito ligado à emoção, a cor pode te remeter a uma experiência vivida ou a um momento específico de sua vida.
Uma pesquisa feita pela Akzo Nobel, empresa holandesa líder na fabricação de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas do mundo, mostra que 73% dos brasileiros acredita que mudar as cores ao redor tem impacto positivo em nossas vidas. Isso explica porque é tão importante estudar a cor ideal para atender o seu espaço.
Agora uma curiosidade: você sabia que todo ano, diversos estudiosos lançam tendências de cores para o mundo da Arquitetura e da Moda? Nas últimas décadas as paletas mais acinzentadas dominaram os nossos projetos. E estas, possuem tons que traduzem novos tempos de transição, calma e delicadeza. Tudo o que buscamos nos últimos tempos, não acha? Esses tons “calmos” tem sido combinados com tons quentes, e juntos eles formam a composição certa que ditam as novas tendências de comportamento das pessoas: as que se importam com a sociedade, que querem se reconectar com si mesmas, e que cada vez mais tem se tornado curiosas e criativas.
Angélica Dutra
Designer de Interiores
31 991412434