fbpx

Associação cria abaixo-assinado pela inclusão da pessoa com sequelas de queimaduras na Lei da Pessoa com Deficiência

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nos últimos dias uma petição vem chamando a atenção nas redes sociais pelos quatro cantos do país sobre as vítimas de queimaduras. Já são quase 30 mil assinaturas em menos de 15 dias. A ação foi criada pela @anaviqoficial – Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimaduras.

Segundo o Conselheiro Regional de Minas Gerais da ANAVIQ, Alisson Santos, o sucesso da petição é devido essa causa ser de toda a sociedade.

“A queimadura ocasiona muitos traumas físicos, emocionais e sociais. A vítima só é lembrada no momento do acidente, sendo que os sobreviventes continuam enfrentando muitos desafios – muitas vezes por toda a vida – em virtude das sequelas. Dessa forma, incluir a vítima de queimadura na Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência contribuirá para que este paciente tenha acesso ao uso de bilhete especial, uso de vagas preferenciais, por exemplo. Uma vez que, após a alta hospitalar, os retornos ao hospital continuam sendo frequentes para reabilitação e realização de cirurgias reconstrutoras”, disse.

Outro viés que a inclusão beneficiará é em relação ao mercado de trabalho, visto que as cicatrizes aparentes na pele costumam ser motivo de preconceito, o que limita as oportunidades disponíveis à vítima.

Além disso, ao ser reinserido no ambiente profissional como Pessoa Com Deficiência, a vítima será capaz de realizar os tratamentos, por ter horário flexível e reduzido, com salário proporcional, já que as intervenções costumam perdurar por anos.

Uma pele que sofreu queimaduras médias e graves apresenta uma deficiência cutânea. Ela não se hidrata, não tem controle de calor, de umidade, necessita de proteção das radiações solares, perde a elasticidade, a sensibilidade, apresentando intercorrências frequentemente. Além do preconceito recorrente na sociedade enfrentado pelas vítimas de queimaduras. Essas são sequelas para a vida toda e que prejudicam muito o dia a dia de quem vive com elas. Por isso, precisamos estar incluídos também na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

No Brasil um milhão de pessoas sofrem queimaduras por ano, sendo mais da metade crianças. “Só ouvimos falar das tragédias e das mortes”, concluiu Alisson.

A @Anaviqoficial foi criada pelas próprias vítimas de queimaduras, com o intuito de acolher e confortar essas pessoas que acabam se tornando invisíveis tanta para a sociedade como para o poder público. Por isso, se você concorda, assine essa petição e compartilhe para que seja aceito esse direito.

Petição: http://chng.it/LbQKdnk7

Encontre uma reportagem