fbpx

Asteroide de nível ‘potencialmente perigoso’ passará ‘perto’ da Terra nesta sexta-feira

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um asteroide gigante classificado como “potencialmente perigoso” passará “relativamente perto” da Terra nesta sexta-feira (27). O corpo celeste chamado 7335 (1989 JA) possui cerca de 1,8km de diâmetro, mas não representa perigo para a Terra. Ele passará a cerca de 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a 4 milhões de quilômetros, de acordo com a Nasa.

De acordo com a tabela de pequenos corpos celestes da agência espacial estadunidense, o asteroide será o maior a passar perto da Terra em 2022. “Não há chance alguma de que este asteroide possa impactar a Terra”, disse Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa em entrevista ao g1.

Apesar de não apresentar riscos, o asteroide é classificado como Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA), mas, isso não deve preocupar as pessoas. Os cientistas conhecem e monitoram a órbita do corpo celeste 7335 e, pelos cálculos, ele não representa risco. Porém, é classificado como PHA, qualquer objeto que passe a menos de 0.05 unidades astronômicas de distância da Terra.

O asteroide 7335 passa a menos de 20 vezes a distância da Terra entre a Lua, assim, em medidas astrológicas, ele passará próximo ao planeta. Em um cenário futuro, talvez em centenas ou milhares de anos, é possível que a rota do corpo celeste colida com a rota da Terra. “O que o torna potencialmente perigoso a longo prazo. Mas, para repetir, não há chance de impactar a Terra pelo menos no próximo século”, acrescenta Paul.

Não será possível observar o 7335 a olho nu. O projeto de telescópio virtual fará uma transmissão ao vivo do comento em que o asteroide passar em dois ponto de observação, um do Chile e um da Austrália.

O post Asteroide de nível ‘potencialmente perigoso’ passará ‘perto’ da Terra nesta sexta-feira apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem