Um asteroide gigante passará perto da Terra nesta terça-feira (18), de acordo com a Nasa (Agência Espacial Americana). Batizado de 7482 (1994 PC1), o objeto espacial de um quilômetro será o que chegou mais próximo do planeta nos últimos dois séculos.
Mesmo assim, não será possível vê-lo a olho nu. O ponto mais próximo de sua trajetória com a Terra ocorrerá as 18h50, horário de Brasília. A distância entre o asteroide e a Terra deve ser de aproximadamente dois milhões de quilômetros e ele deve atingir a velocidade de 76.192 km/h.
Apesar das grandes proporções, o asteroide descoberto em 1994 não é o maior corpo que já passou perto do planeta. Esse recorde está com o 3122 Florence (1981 ET3), que passou em 2017 e possuía entre 4 e 8,1 quilômetros de largura. De acordo com a Nasa, ele deve voltar a circular o planeta em 2057.
Outros asteroides
Além do meteoro 7482, outros três asteroides passarão perto da Terra nesta terça. Contudo, todos os outros são menores.
Para ser classificado como um “objeto que aproximou-se da Terra”, é necessário que o corpo celeste passe a pelo menos 48 milhões de quilômetros do planeta. As informações são do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa, que rastreia cometas e asteroides potencialmente perigosos que possuem o potencial de colidir com nosso planeta.
Missão Dart Nasa
Em setembro, a Nasa lançou a missão Dart (Teste de Redirecionamento de Asteróide Duplo) para alterar o movimento de um asteroide no espaço, impedindo que ele atinja a Terra. O Dart pegou carona no foguete SpaceX Falcon 9, em direção a um sistema de asteroides que está próximo à Terra.
O complexo de asteroides se chama (65803) Didymos e é composto por um corpo de 780 metros de largura orbitado por um satélite natural menor, chamado Dimorphos. A espaçonave está programada para se separar do foguete e navegar por cerca de um ano antes de interceptar o asteroide Didymos, em setembro deste ano.
O post Asteroide gigante vai passar perto da Terra nesta terça-feira; distância é a menor em 200 anos apareceu primeiro em BHAZ.















