Encontrar a vacina da AstraZeneca para a segunda dose da imunização não tem sido tarefa fácil. Brasileiros em diversas regiões do País relatam que não encontram o imunizante de Oxford para finalizar a imunização contra a covid-19 e a situação pode se agravar.
Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 3 milhões de pessoas podem ficar com a segunda dose atrasada, conforme o Uol. Isso ocorre porque foram aplicadas 30,3 milhões de primeiras doses da AstraZeneca em maio e junho.
Considerando o intervalo de três meses entre as aplicações, seria necessário o mesmo número de doses entre agosto e setembro para concluir a imunização dessas pessoas.
A previsão, no entanto, é de entrega de 24,1 milhões de doses entre agosto e em setembro. De acordo com o Uol, as secretarias de saúde estaduais consideram que haja menos 3,1 milhões de doses armazenadas de AstraZeneca.
Somando a previsão de entrega pelo ministério e os estoques, seriam ao todo 27,2 milhões de doses para os próximos meses, o que representa um déficit de 3,1 milhões, segundo a publicação.
Diante deste cenário, o Ministério da Saúde disse no sábado (14) que as pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca poderiam tomar a segunda dose da vacina da Pfizer.