fbpx

Atenção: Minas enfrenta ‘clima desértico’ com alerta laranja e baixa umidade

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Região Metropolitana de Belo Horizonte está há seis dias sob alerta laranja devido à baixa umidade do ar, que deve atingir níveis críticos em torno de 15% na tarde desta terça-feira (3), segundo a Defesa Civil do município. A capital mineira, que já está há 136 dias sem chuva, se encontra envolta em uma nuvem de fumaça, resultado dos inúmeros focos de incêndio na região.

A baixa umidade do ar é considerada perigosa e pode causar problemas de saúde, como desidratação e dificuldades respiratórias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um índice de 60% para uma condição de ar saudável, muito acima do que BH tem registrado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a situação de altas temperaturas e baixa umidade deve persistir durante todo o mês de setembro.

A cidade enfrenta uma onda de calor desde o início do mês, com incêndios frequentes em vegetações, exacerbando ainda mais o “clima desértico”. No último domingo (1º), foram registrados pelo menos cinco incêndios em menos de 12 horas em cidades da Grande BH.

Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, setembro é tradicionalmente um mês seco, com chuvas apenas na segunda quinzena, mas que logo são seguidas por outra onda de calor. A cidade continua em alerta enquanto as autoridades monitoram a situação.

Encontre uma reportagem