Com 33 pontos e ocupando a 15ª posição no Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro ainda vive momentos de tensão na luta contra o rebaixamento. De acordo com cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, o time precisa somar pelo menos 12 pontos nas 10 rodadas restantes para garantir a permanência na Série A.
Neste sábado (25/10), o Galo recebe o Ceará, às 16h, na Arena MRV, pela 30ª rodada. A equipe está apenas dois pontos acima do Z-4, onde o Vitória é o primeiro clube dentro da zona da degola. Caso perca e os rivais diretos vençam, o Atlético pode terminar a rodada entre os quatro últimos colocados.
Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ter 20 clubes, a pontuação média necessária para evitar o rebaixamento é de 45 pontos. A UFMG calcula que uma equipe com essa marca tem apenas 1,9% de chance de cair. Já quem termina com 44 pontos ainda corre um risco de 7,7%.
Na atual campanha, o Atlético soma 33 pontos, o que significa que precisa de quatro vitórias (ou o equivalente em empates e triunfos) nos últimos dez jogos. Em 2024, o time escapou do rebaixamento somente na última rodada, ao vencer o Athletico-PR por 1 a 0 na Arena MRV.
Alguns confrontos diretos nas próximas rodadas serão decisivos, especialmente contra Ceará, Bahia e Vitória, equipes que também brigam para se manter na elite.
📊 Chances de rebaixamento segundo a UFMG:
- 37 pontos: 100%
- 40 pontos: 84%
- 43 pontos: 21%
- 45 pontos: 1,9%
- 46 pontos: 0,3%
No momento, o Atlético tem 12,8% de risco de rebaixamento, segundo a projeção da UFMG.
📸 Foto: Pedro Souza / Atlético
📰 Fonte: O Tempo Sports — Reportagem de Pedro Faria

















