Um áudio amplamente compartilhado em grupos de mensagens, no qual um homem se apresenta como biólogo e agente de endemias, causou alarme entre moradores de Belo Horizonte ao afirmar que a tuberculose poderia ser transmitida por uma “mosca de lixo” através do contato com a pele. Contudo, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) esclareceu que a informação é falsa e destacou que a tuberculose não pode ser transmitida por insetos.
Segundo a PBH, a tuberculose é uma doença infecciosa transmitida exclusivamente por vias respiratórias, por meio de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa infectada. “Não há casos de transmissão da tuberculose por moscas ou outros animais”, informou a administração municipal em nota.
A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas, cidade mencionada no áudio, também desmentiu a informação, classificando-a como fake news. A nota reiterou que alertas sobre doenças epidêmicas são emitidos somente por órgãos de saúde competentes, como as secretarias estaduais e o Ministério da Saúde.
dados sobre a tuberculose em minas gerais
Entre janeiro e outubro de 2024, foram registrados 4.349 casos confirmados de tuberculose e 237 mortes no estado. A doença, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos em pessoas com imunidade comprometida, como aquelas com HIV/Aids.
sintomas e prevenção
Os principais sintomas incluem tosse persistente, que pode ser seca ou com secreção. A tuberculose não é transmitida pelo compartilhamento de objetos, e a vacinação com a BCG, aplicada na infância, é uma das formas de prevenção.
Fonte: O Tempo | Foto: Phichaklim1/iStockphoto