Alunos da rede estadual de ensino deverão voltar às salas de aula a partir do dia 3 de novembro. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (22), depois que a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) aprovou revisão nos protocolos sanitários.
De acordo com o governo do estado, o retorno presencial se deve à redução dos casos confirmados de Covid-19 em Minas Gerais e ao avanço da vacinação. Até então, ele era facultativo.
O novo protocolo também reduziu o distanciamento adicional entre os alunos. Anteriormente, durante os encontros presenciais, os estudantes deviam ser dispostos a 90 centímetros um do outro. Agora, este distanciamento não é mais necessário.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), o retorno poderá evitar a evasão escolar e reforçar o vínculo entre os alunos e as instituições. A secretária Júlia Sant’Anna também destacou a redução da defasagem no ensino.
Alunos com condições de saúde mais frágeis à Covid-19 poderão continuar com atividades remotas, desde que a situação seja comprovada com prescrição médica.