fbpx

Auxílio Gás: veja quais são os critérios mínimos para entrar no benefício

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os próximos pagamentos do Auxílio Gás estão previstos para o mês de abril de 2022. Mais de 5 milhões de pessoas esperam pelo dinheiro e outros milhões querem fazer parte do benefício. Confira quais são os critérios para entrar no Auxílio Gás.

Lembrando que o programa realiza pagamentos bimestrais (cada dois meses) de 50% do valor médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13kg. A responsabilidade por determinar a média é da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Quais os critérios para fazer parte do Auxílio Gás

De acordo com o as regras do governo federal, para receber o dinheiro do Auxílio Gás, é preciso que a pessoa seja registrada no Cadastro Único (CadÚnico). Ainda é exigido que o indivíduo faça parte de um dos grupos abaixo:

  • Fazer parte de família com renda per capita mensal de até meio salário mínimo;
  • Estar em uma família com um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O dinheiro é pago preferencialmente às mulheres. Além disso, caso a mulher tenha sofrido algum tipo de violência doméstica e seja acompanhada pelo governo, há prioridade no repasse. O recurso pode ser movimentado por meio do Caixa Tem (Android e iOS) ou sacado mediante cartão cidadão.

Auxílio Gás: como se registrar

O registro no Auxílio Gás é automático, sendo realizado pelo Ministério da Cidadania. No entanto, é fundamental ressaltar que o cumprimento dos requisitos citados anteriormente não garante o acesso ao benefício.

Atualmente, o governo federal não dispõe de verbas suficientes para poder fazer o repasse do dinheiro a todos os cidadãos que estão em situação de elegibilidade. Ou seja, mesmo podendo receber os valores, existem pessoas que ficam de fora.

Enquanto o governo não expandir o benefício, novas inclusões só ocorrerão quando algum inscrito for retirado do Auxílio Gás. As exclusões ocorrem após revisões mensais feitas pelo ministério da Cidadania. A pessoa perde o direito ao benefício caso deixe de se enquadrar nas regras do programa.

Encontre uma reportagem