O azeite é um óleo retirado das azeitonas e muito popular no Brasil. Com um sabor diferenciado, ele costuma ser utilizado de várias formas. Seja para temperar saladas ou dar um gostinho especial em carnes e peixes, é fato que o ingrediente é um queridinho da cozinha. Porém, apesar de ser considerado uma “gordura do bem”, por apresentar boas concentrações de vitaminas e substâncias antioxidantes, também é preciso ter parcimônia na hora de consumi-lo.
Não se pode esquecer que, mesmo sendo saudável, o azeite é uma gordura e possui altos níveis calóricos. Para pessoas que querem emagrecer, por exemplo, é preciso atenção redobrada. Regar a salada com muito azeite pode transformar aquela refeição, que era para ter poucas calorias, em um prato bem potente. No entanto, quantidades moderadas de azeite podem trazer inúmeras vantagens para a saúde.
Por isso, a nutricionista Vitória Falcão, parceira da Baskets, listou os 5 principais benefícios do azeite. Confira:
1 – Diminui os riscos de diabetes: de acordo com Vitória, a gordura do azeite ajuda a regular os níveis de glicemia e insulina no corpo. A profissional cita que um estudo científico publicado no jornal acadêmico Diabete Care, indicou que 51% das pessoas – portadoras de doenças cardiovasculares – que apostaram em uma alimentação rica em azeite apresentaram menos chances de desenvolver diabetes tipo 2. Já as pessoas que não utilizaram o óleo na dieta, não apresentaram nenhuma diferença.
2 – Reduz a inflamação: a nutricionista conta que algumas substâncias presentes na composição do azeite podem reduzir significativamente as inflamações do organismo. A inclusão do ingrediente na dieta também pode combater a presença de radicais livres.
3 – Faz bem para o coração: pois é, gordura boa pode auxiliar a saúde do coração. Tudo por conta dos ácidos graxos, que contribuem para a redução do colesterol ruim e aumentam a concentração do colesterol bom no organismo. Fatores que podem, inclusive, prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
4 – Ajuda o bom funcionamento cerebral: segundo Vitória, existem algumas pesquisas em andamento que indicam uma possível melhora de funções cognitivas atreladas ao uso de azeite. Porém, o composto hidroxitirosol, presente na composição do ingrediente, também pode retardar o envelhecimento do cérebro, além de preservar a saúde dos neurônios.
5 – Regula o sistema digestivo: uma boa notícia para quem sofre com prisão de ventre. Por ser uma gordura saudável, o azeite apresenta uma função de laxante natural suave, que pode auxiliar as pessoas a regularem o intestino. Porém, para ser utilizado com essa finalidade, é preciso acompanhamento de um profissional da nutrição.