Azeite de Minas é eleito o melhor do Brasil em festival internacional em Paris

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um azeite produzido em Maria da Fé, no Sul de Minas, conquistou reconhecimento internacional pelo segundo ano consecutivo. O rótulo Mantikir Grappolo, da Vinícola Essenza, foi eleito o melhor azeite do Brasil e alcançou o segundo lugar no ranking do Hemisfério Sul no Olio Nuovo Days, realizado em Paris, durante o Festival Du Monde, promovido pelo jornal francês Le Monde.

Além do destaque com o Grappolo, a vinícola também recebeu a Medalha Premium de Ouro pelo azeite Mantikir Coratina. Outro rótulo produzido no município, o Monasto Blend, também foi premiado com a mesma medalha.

O Olio Nuovo Days é um festival cultural dedicado à valorização do azeite de oliva de alta qualidade. O concurso avalia, no início do ano, azeites do Hemisfério Norte e, em setembro, os do Hemisfério Sul, com participação de países como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Austrália, África do Sul e Brasil.

A variedade utilizada no azeite premiado, a Grappolo 541, é de origem italiana e foi adaptada às condições da Serra da Mantiqueira. Essa cultivar é protegida pelo Ministério da Agricultura e integra o conjunto de 11 variedades registradas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), responsável pela primeira extração de azeite extravirgem no Brasil, em 2008.

O proprietário da vinícola ressaltou que a conquista é fruto de um trabalho realizado em olival localizado a 1,9 mil metros de altitude, considerado o mais alto do país. Já o coordenador do Programa de Pesquisa em Olivicultura da Epamig destacou que prêmios como esse refletem o impacto positivo da pesquisa aplicada ao campo, desde o plantio até o manejo.

Foto: Régis Silva/Vinícola Essenza

Fonte: g1 Sul de Minas

Encontre uma reportagem