Geo Ozado e Serginho Marques no Carnaval de 2018 – Netun Lima.
Faixa já está disponível nas plataformas digitais e traz mensagem de resistência com a voz de um dos ícones da música mineira, pioneiro da Axé Music na capital mineira, e que hoje luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
O bloco Baianas Ozadas acaba de lançar nas plataformas digitais um novo single: “Taba”. A canção, um ijexá envolvente composto por Carlinhos Cor das Águas e Renato Mattos, chega como uma das grandes apostas do grupo para o Carnaval 2026, reforçando a identidade afro-baiana que transformou a folia de Belo Horizonte.
Mais do que uma releitura de um clássico lado B da Axé Music, “Taba” carrega um significado profundo de superação e amizade. A gravação conta com a participação especial de Serginho Marques, figura emblemática da música em Minas Gerais e ex-vocalista do bloco. Diagnosticado há cerca de quatro anos com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma condição degenerativa que limita seus movimentos e mobilidade, Serginho transforma sua participação em um símbolo de resistência.
Hoje, utilizando cadeira de rodas e sem os movimentos dos braços e pernas, o artista empresta sua voz e carisma inconfundíveis à faixa. Para Geo Ozado, fundador e líder do Baianas, a presença de Serginho na música é um marco na história do bloco. “Serginho é dos maiores cantores populares que eu conheço, um mestre da arte de cantar. Ele nos dá grandes lições de amor à vida, fé e persistência, mesmo diante de todas as adversidades. E temos de dizer que Serginho é pioneiro em Minas Geais a cantar o cancioneiro da Axé Music que faz parte do sucesso do Baianas Ozadas. E essa música carrega muito afeto do público baiano saudoso que viveu o Axé Music da virada dos anos 80/90. E eu queria que tivesse um arranjo bonito, único. E acredito que alcançamos ”, destaca.
Com uma sonoridade que remete aos terreiros e à força da natureza, “Taba” é um convite à conexão espiritual. A letra exalta o sagrado, o candomblé e a simplicidade de “plantar a planta do pé virada pro Sol”, culminando na celebração coletiva típica do carnaval. O ijexá, ritmo cadenciado e sagrado, serve como base para essa mensagem de união e respeito às raízes afro-baianas do grupo.
O lançamento de “Taba” reafirma o compromisso do Baianas Ozadas com a ancestralidade, pilar que sustenta o grupo desde sua fundação em 2012. Protagonista e pioneiro ao “baianizar” a capital mineira trazendo ritmos como samba-reggae, ijexá, samba duro e demais ritmos baianos, o bloco segue reverenciando os ícones da música brasileira e abrindo espaço para composições que dialogam com a história cultural do país.
“Taba” já integra o repertório que embalará o desfile oficial do bloco em 2026, prometendo ser um dos momentos mais emocionantes do cortejo na Avenida Afonso Pena. O cortejo será realizado na segunda-feira de Carnaval, dia 16 de fevereiro. A concentração está marcada para as 08h, na Av. Afonso Pena, em frente à Igreja São José, com saída às 9h e encerramento previsto para 14h.
O desfile do Bloco Baianas Ozadas no Carnaval de BH 2026 é viabilizado com o patrocínio da Brahma, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e pela Icekiss
Ouça “Taba” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/4HrfMdMd9PHXwFJIRcMdyO
Sobre Serginho Marques
Serginho Marques é da mesma geração de grandes nomes da música mineira como Samuel Rosa, Vander Lee e outros. Cantor de voz marcante e compositor, lançou em 2003 o CD solo “Um pouco mais de mim”. Nos anos 80, viveu como músico em Salvador, na Bahia, e ao regressar foi pioneiro em tocar e cantar sucessos da música baiana em terras mineiras, participando de grandes eventos como Micaronte e Carnabelô. Serginho foi vocalista de bandas como Lombinho com Cachaça, B. Djala e Bantuquerê, e em 2017 foi convidado para ser um dos cantores da banda Baianas Ozadas, participando dos carnavais de 2018 e 2019, como cantor oficial, e com participações especiais nas folias de 2023 e 2025, já diagnosticado com a ELA. Em maio de 2024, Geo Ozado junto de amigos, ajudou a organizar um show solidário a Serginho no Grande Teatro do Palácio das Artes, que contou com a participação de diversos artista, entre eles Flávio Venturini, Toninho Horta, Tadeu Franco e Baianas Ozadas.
Serviço:
Lançamento do Single “Taba” – Baianas Ozadas feat. Serginho Marques
- Onde ouvir: Disponível em todas as principais plataformas de streaming de música (Spotify, Deezer, Apple Music, etc).
- Composição: Carlinhos Cor das Águas e Renato Mattos.
- Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/4HrfMdMd9PHXwFJIRcMdyO
Desfile Oficial – Carnaval 2026
- Data: 16 de fevereiro de 2026 (Segunda-feira de Carnaval)
- Concentração: 08h – Av. Afonso Pena (em frente à Igreja São José)
- Desfile: 9h
- Encerramento: 14h
O cortejo é viabilizado com o patrocínio da Brahma, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e pela Icekiss.


















