O Banco Central anunciou o lançamento de novas funcionalidades do Pix que devem entrar em vigor nos próximos meses. A primeira novidade, prevista para setembro, é o Pix parcelado. A ferramenta permitirá que o usuário parcele um pagamento com juros, semelhante ao cartão de crédito. O valor será creditado integralmente ao recebedor, enquanto o pagador quitará a dívida em prestações.
Outra funcionalidade, prevista para 2026, é o Pix em garantia. A ideia é permitir que empresas usem valores futuros a receber via Pix como garantia em operações de crédito, com objetivo de facilitar o acesso a empréstimos com juros mais baixos.
Já a terceira inovação é o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), com previsão de lançamento em 1º de outubro. A ferramenta vai possibilitar a contestação de transações suspeitas diretamente no aplicativo dos bancos, sem precisar do atendimento humano.
Além disso, desde o início de abril, os comprovantes de agendamento e de pagamento via Pix passaram a ser diferenciados visualmente. A medida busca reduzir golpes que usam falsos comprovantes como forma de enganar vendedores.
Foto: Agência Brasil | Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br