O Banco Central (BC) confirmou um novo caso de vazamento de dados de clientes do sistema Pix. Desta vez, foram afetados 8.032 clientes da instituição financeira BTG Pactual, devido a falhas de segurança nos sistema.
Banco Central confirma vazamento de dados de clientes de
banco; saiba se você foi afetado. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
As informações do PIX vazadas incluem dados cadastrais como nome, parte do CPF (com parte dos números ocultos), instituição bancária, agência, número da conta e tipo de conta. É importante ressaltar que dados sensíveis como senhas, saldos e informações de movimentação financeira não foram expostos.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Banco Central, confira.
Como saber se você foi afetado?
A única forma oficial de confirmar se você foi uma das vítimas do vazamento é através do aplicativo ou internet banking do seu banco. O Banco Central enfatiza que não entrará em contato com os clientes por telefone, e-mail ou mensagem para comunicar o ocorrido.
O que fazer em caso de suspeita?
Caso você identifique qualquer atividade suspeita em sua conta, entre em contato imediatamente com o seu banco. Além disso, é recomendado ativar a autenticação de dois fatores em todas as suas contas online, o que adiciona uma camada extra de segurança.
O que diz o Banco Central?
O Banco Central informou que o vazamento ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas do BTG Pactual e que as medidas necessárias já foram tomadas para apurar o caso e aplicar as medidas cabíveis. O órgão regulador também ressaltou que o impacto para os usuários é baixo, uma vez que os dados vazados não permitem a movimentação de recursos financeiros.
O que fazer para se proteger?
Para se proteger de futuros vazamentos de dados, é importante seguir algumas dicas:
Mantenha seus aplicativos atualizados: atualize regularmente os sistemas operacionais, aplicativos e antivirus do seu dispositivo;
Crie senhas fortes e únicas: utilize senhas complexas e diferentes para cada conta online;
Evite clicar em links suspeitos: desconfie de e-mails e mensagens que solicitam informações pessoais ou pedem para clicar em links desconhecidos;
Ative a autenticação de dois fatores: essa ferramenta adiciona uma camada extra de segurança às suas contas online.
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