Banco Central vai permitir que clientes bloqueiem criação de novas chaves Pix em seus nomes

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Banco Central (BC) anunciou que lançará uma nova ferramenta de segurança que permitirá aos cidadãos bloquear a criação de chaves Pix em seus nomes. O objetivo é prevenir fraudes e uso indevido de dados pessoais em cadastros bancários e operações financeiras.

De acordo com Breno Lobo, chefe-adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do BC, o modelo seguirá o mesmo padrão de um serviço que será lançado em dezembro, no qual o cliente poderá informar aos bancos que não deseja abrir novas contas (corrente, poupança ou de pagamento) em seu nome.

“No Registrato, será possível assinalar e proibir a abertura de contas em seu nome. Se quiser abrir uma nova conta, basta comunicar ao BC e liberar a função temporariamente. O mesmo será feito em breve para as chaves Pix”, explicou Lobo.

O Registrato, sistema já disponível no site do BC, permite que os cidadãos consultem empréstimos, contas bancárias, chaves Pix cadastradas, cheques sem fundos e operações de câmbio.

A medida é mais um passo na ampliação das ações de combate a fraudes financeiras. Desde outubro, o Banco Central já realiza bloqueios automáticos de chaves Pix marcadas como fraudulentas e disponibilizou nos aplicativos bancários o botão de contestação, que facilita o pedido de reembolso em casos suspeitos sem necessidade de contato direto com atendentes.

Nos últimos meses, mais de 245 milhões de chaves Pix foram excluídas de forma voluntária ou por inconsistências — como erros de digitação, morte do titular ou suspeita de golpe.

Ainda não há data confirmada para o início da nova funcionalidade que permitirá o bloqueio de chaves Pix a pedido dos clientes.

📄 Fonte: g1 / Banco Central do Brasil

Encontre uma reportagem