A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta nesta quinta-feira (10) sobre um novo golpe que simula uma falsa investigação policial sobre agências bancárias. Os criminosos entram em contato com clientes por telefone, alegando que a agência ou gerente da instituição está sob investigação, e pedem que as vítimas realizem transferências bancárias para contas indicadas por eles, como forma de “proteção”.
Durante o golpe, os criminosos chegam a enviar boletins de ocorrência falsos para tentar dar credibilidade à fraude. A Febraban destaca que instituições bancárias e autoridades nunca solicitam que os clientes façam transações financeiras dessa forma.
O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, José Gomes, alerta que qualquer contato suspeito deve ser interrompido imediatamente e esclarecido nos canais oficiais do banco. Ele reforça que os bancos podem entrar em contato para confirmar transações, mas nunca pedem dados pessoais ou solicitam transferências financeiras.
Fonte da matéria: O Tempo Brasil
Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay