Os bancos irão operar com alterações durante o período de fim de ano, conforme anunciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O atendimento presencial nas agências não estará disponível nos dias 25 de dezembro, em razão do Natal, e 1º de janeiro, em virtude do Ano Novo.
A entidade esclarece que, além da suspensão do atendimento, não haverá compensações bancárias nessas datas, incluindo operações como Transferência Eletrônica Disponível (TED). O sistema PIX, por outro lado, continuará funcionando normalmente, 24 horas por dia, mesmo durante os feriados.
Na véspera de Natal, 24 de dezembro, o atendimento ao público será reduzido, das 9h às 11h, no horário de Brasília. Para os estados que possuem uma diferença de uma ou duas horas em relação à capital federal, o funcionamento se dará das 8h às 10h.
Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, as agências bancárias retomarão o atendimento normal nas localidades onde não há feriado municipal. A Febraban informa ainda que o último dia útil do ano com expediente regular para todas as operações bancárias será 30 de dezembro. No dia 31 de dezembro, não haverá atendimento ao público nas agências e nem compensações bancárias.
Em relação ao pagamento de contas e tributos, as contas de consumo, como água, energia elétrica e telefone, que vencerem nos dias 25 de dezembro, 31 de dezembro e 1º de janeiro, poderão ser quitadas no próximo dia útil sem a incidência de juros ou multas. Para tributos e impostos, a recomendação é que os pagamentos sejam antecipados caso o vencimento coincida com feriados ou dias sem compensação bancária, a fim de evitar acréscimos legais.
Crédito da foto: DeFato Online. Fonte: DeFato Online.
















