fbpx

Belo Horizonte lidera o ranking de capitais com mais dias sem chuva, segundo Inmet

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Belo Horizonte se tornou a capital brasileira com o maior número de dias sem chuva, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta terça-feira (17), a capital mineira pode completar 151 dias de estiagem, o maior período entre as capitais do país. Além disso, a cidade amanheceu coberta por uma densa cortina de fumaça devido aos incêndios florestais que atingem a região.

O ranking das capitais com maior período de estiagem coloca Brasília em segundo lugar, com 147 dias, seguida por Goiânia (145 dias), Cuiabá (122 dias) e Palmas (120 dias). A previsão indica uma pequena chance de chuva fraca em Belo Horizonte na quarta-feira (18), mas a expectativa é de que o tempo seco volte a predominar nos próximos dias.

Minas Gerais em seca prolongada

Cerca de 80 cidades em Minas Gerais também estão sem chuvas há mais de 150 dias. No estado, há previsão de pancadas isoladas apenas no Extremo Sul de Minas, mas em grande parte, as temperaturas permanecem altas e o clima abafado.

Incêndios em alta

O estado enfrenta ainda um aumento nos incêndios florestais. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais de 340 focos foram registrados em 48 horas. Incêndios afetam pelo menos dez parques e áreas de conservação, incluindo a Serra do Cipó e a Serra do Caraça, onde as chamas já destruíram milhares de hectares. Brigadistas e bombeiros continuam os esforços para conter os focos, contando com o apoio de aeronaves em áreas de difícil acesso.

Fonte: Inmet, Inpe | Foto: Reprodução/TV Globo

Encontre uma reportagem