O governo estadual, por meio do secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, anunciou que os ônibus do transporte metropolitano que operam nas cidades afetadas pela concessão da MG-010, no projeto “Vetor Norte”, serão isentos da cobrança de pedágio. A medida visa beneficiar os usuários do transporte coletivo, sem impacto nas tarifas, e também promete redução no tempo de viagem.
O projeto, que abrange a ligação entre Belo Horizonte, o aeroporto de Confins, Sete Lagoas e a Serra do Cipó, deve ser concluído no primeiro semestre de 2025, com a previsão de iniciar a cobrança do pedágio após 2027, quando as obras obrigatórias forem finalizadas, como as melhorias na junção da MG-010 com a Avenida Cristiano Machado.
A concessão, que inclui a instalação de 12 praças de pedágio ao longo de 181 quilômetros em 13 cidades, gerou reações de deputados que buscam impedir a cobrança de pedágios na região metropolitana de Belo Horizonte. A deputada Bella Gonçalves (PSOL) questiona a proposta, ressaltando a precariedade da frota de ônibus no transporte metropolitano.
Fonte da matéria: Hermano Chiodi
Fonte da foto: Videopress Produtora