A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou os trechos de faixas exclusivas de ônibus que poderão ser utilizados por carros de passeio e táxis na capital. As mudanças foram publicadas em portarias conjuntas da Superintendência de Mobilidade e da BHTrans e entram em vigor a partir desta quarta-feira (4).
Para veículos particulares, a liberação segue restrita aos fins de semana e feriados, com circulação permitida aos sábados a partir das 14h e durante todo o dia aos domingos e feriados. A novidade é a inclusão da avenida Risoleta Neves entre os trechos autorizados. Os corredores do sistema Move continuam proibidos para carros, mantendo uso exclusivo de ônibus e táxis.
No caso dos táxis, a ampliação é maior. Uma nova portaria autoriza a circulação em mais faixas exclusivas e corredores, desde que sejam respeitadas regras específicas, como trafegar com passageiros, faróis baixos acesos e utilizar apenas acessos devidamente sinalizados. O embarque e desembarque ao longo das pistas exclusivas permanece proibido.
A prefeitura informou que a fiscalização eletrônica não aplica multas quando o tráfego ocorre dentro dos dias e horários permitidos. Fora dessas condições, a infração é considerada gravíssima, com penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Para os táxis, o descumprimento das regras também gera multa e outras sanções.
Fonte: O Tempo
Crédito da foto: Denilton Dias / O Tempo


















