O prefeito Álvaro Damião (União) sancionou a lei que revoga o título de Belo Horizonte como a “Capital do Grau”, manobra de empinar motos. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira (16).
O título havia sido concedido em uma proposta que começou a tramitar em junho de 2021 e foi aprovada em definitivo pelo plenário da Câmara Municipal em julho de 2022. No entanto, o vereador Sargento Jalyson (PL) apresentou um projeto pedindo a revogação, alegando que a prática representa risco à segurança de pedestres e motoristas.
Durante a votação em plenário, realizada em agosto deste ano, a oposição argumentou que apenas retirar o título não resolveria os problemas de segurança, defendendo a criação de regras específicas para a prática em vias públicas. Já os parlamentares favoráveis à revogação sustentaram que a denominação de “Capital do Grau” poderia incentivar a realização irregular da manobra e transmitir a ideia de que ela seria permitida na cidade.
Sargento Jalyson também apresentou dados da Polícia Militar que apontam aumento no número de registros de “rolezinhos” após a criação do título. Enquanto em 2019 foram apenas três ocorrências, em 2024 esse número saltou para 338.
Apesar da polêmica, o “grau” ou “wheeling”, como é conhecido nos Estados Unidos, é considerado uma modalidade esportiva quando praticado em locais apropriados, com treinamento e medidas de segurança. No Brasil, porém, a prática é frequentemente associada a manobras perigosas realizadas em vias públicas, colocando em risco motoristas e pedestres.
Crédito da foto: Reprodução/TV Verdes Mares Cariri
Fonte: g1 Minas