BH prepara plano de contingência para enfrentar ‘onda de frio’

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um plano de contingências para acolher e proteger a população durante a chegada da onda de frio ao município foi anunciado pela prefeitura de Belo Horizonte nesta quinta-feira (29). O período crítico vai até 5 de agosto. A estrutura do Centro de Operações da BHTrans será utilizada para monitorar os trabalhos.

As equipes do Serviço de Abordagem Social, Consultório de Rua e BH de Mãos Dadas, que atuam nas nove regionais da cidade, vão entregar cobertores e intensificar o encaminhamento das pessoas para unidades de acolhimento. Atualmente, a cidade conta 600 vagas diárias, com oferta de alimentação, higienização, guarda de pertences e pernoite.

Haverá monitoramento especial para acompanhar a ocupação destas vagas e, se necessário, poderá ter ampliação dentro das estruturas já existentes. Em caso de falta de vagas, a prefeitura garantiu que serão utilizadas as estruturas de hospedagens parceiras.

Um protocolo especial está ativado também nos serviços de saúde. Caso as equipes que estiverem nas ruas verificarem que uma pessoa está com sinais de hipotermia ou agravo, será encaminhada para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Nos restaurantes populares, os cardápios serão adaptados para que os alimentos ofereçam nutrientes adequados para o período do frio.

O COP, que fica no bairro Estoril, na Região Oeste de Belo Horizonte, vai funcionar em regime de plantão de 24 horas para compartilhar orientações com os agentes que estiverem nas ruas e que identificarem situações de emergência.

A população também pode ajudar. Se verificar algum caso de emergência, como hipotermia, a orientação é acionar o 153, que estará mobilizado para este tipo de atendimento até 5 de agosto.

Para outras solicitações de atendimento, o pedido deve ser realizado no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte.

Encontre uma reportagem