A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) registrou mais uma morte de bebê menor de um ano por Covid-19 na capital, a primeira deste ano. Esse é o segundo óbito de criança dessa faixa etária na cidade desde o início da pandemia.
O governo municipal não informa, no boletim epidemiológico, se o bebê estava internado ou se tinha comorbidades conhecidas. O óbito ainda não foi contabilizado oficialmente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), mas, com ele, o Estado contabiliza pelo menos nove óbitos de crianças com menos de 12 anos só em 2022, a maioria deles de bebês menores de um ano, segundo dados da pasta.
A cidade de Extrema, no Sul de Minas, também confirmou uma morte de uma criança de seis anos por Covid-19 nesta semana. De acordo com a prefeitura, ela não estava imunizada contra a doença e morreu após desenvolver uma embolia pulmonar.
Atualmente, as vacinas contra o coronavírus estão aprovadas somente para crianças maiores de cinco anos, mas há estudos para a ampliação da autorização para crianças menores. Até lá, especialistas pedem cuidado extra com os pequenos e, especialmente, que os adultos ao seu redor completem o esquema vacinal.