BH vai ganhar mais 14 banheiros autolimpantes em 2026, diz Álvaro Damião

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Belo Horizonte se prepara para a instalação de mais 14 banheiros autolimpantes em 2026, conforme anunciado pelo prefeito Álvaro Damião (UNIÃO) durante uma coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (6). A capital mineira inaugurou, nesta mesma data, sua quinta unidade na rua Rio de Janeiro, nas proximidades da Praça Sete e da Igreja São José, no Centro.

Embora a localização exata dos novos banheiros ainda esteja sujeita a um estudo técnico, Damião já indicou algumas áreas prioritárias, como centros comerciais e locais de grande movimento populacional e turístico. “O centro de Venda Nova, o centro comercial do Barreiro, a região da Pampulha e os pontos turísticos de Belo Horizonte… O próximo e último banheiro dessa leva será na Praça do Papa”, detalhou o prefeito, que confirmou a inauguração da praça e do banheiro ainda para este ano.

Damião ressaltou que as unidades já instaladas têm sido bem recebidas pela população, com cada uma delas capaz de atender cerca de 1.000 pessoas diariamente. No entanto, ele enfatizou a importância de que os cidadãos aprendam a utilizar corretamente os equipamentos.

A instalação e manutenção dos banheiros autolimpantes são realizadas por uma empresa contratada, com um custo mensal de R$ 17 mil por unidade. O prefeito destacou que essa solução é mais econômica do que a manutenção feita diretamente pela prefeitura, que implicaria em custos adicionais com mão de obra.

Desde a instalação do primeiro banheiro autolimpante em fevereiro deste ano, surgiram reclamações sobre o estado de conservação das unidades, especialmente nas Praças da Estação e Rio Branco. Tarcísio Gontijo Cunha, arquiteto da Diretoria de Urbanismo e Espaço Público (DUEP) da PBH, explicou que, apesar da limpeza automática a cada cinco usos, é necessária uma limpeza manual duas vezes ao dia.

Damião fez um apelo à população para que ajude a conservar os banheiros autolimpantes, informando que, em caso de problemas, como mau funcionamento, os cidadãos devem contatar a prefeitura para que a empresa responsável possa realizar os reparos.

Os banheiros autolimpantes são equipados com duas cabines unissex, contendo vaso sanitário, pia, reservatório de sabonete líquido, papel higiênico, secador de mãos e lixeira, com reposições diárias. O sistema de limpeza é automatizado e, ao ser desocupado, inicia um processo de higienização que leva cerca de 20 segundos. As unidades são gratuitas e funcionam das 6h às 22h, com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Fonte: BHAZ
Foto: BHAZ

Encontre uma reportagem