Varejistas e empresas de logística já começam a se preparar para a Black Friday de 2023, que acontece no dia 24 de novembro, reforçando as equipes de trabalho para atender ao aumento de demanda no período de promoções.
Na Gi Group Holding, multinacional italiana reconhecida como uma das líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho, já estão previstas pelo menos 1.500 vagas para temporários na área de logística com contratações para os meses de outubro e novembro.
As oportunidades são para os cargos de auxiliar de logística, estoquista, motorista entregador, auxiliar operacional e operador de empilhadeira, entre outros. Os interessados em se candidatar a uma dessas vagas devem acessar o portal Contratando. É possível pesquisar por localização, área de interesse, perfil profissional e tipo de contrato. Para algumas posições, existe a possibilidade de efetivação.
No ano passado, as vendas no período da Black Friday ficaram estáveis diante de um cenário econômico desafiador e impactos da Copa do Mundo no varejo em geral e da reabertura das lojas físicas nas vendas online. Considerando os 25 primeiros dias de novembro de 2023, a queda de faturamento bruto foi de 1% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da NielsenIQ|Ebit.
“O volume de contratação de temporários para a data em 2023 sinaliza que as empresas estão otimistas em relação à Black Friday deste ano. É importante se preparar para suprir a alta nas demandas de fim de ano. E deixar essa tarefa com uma empresa especializada é uma forma de concentrar o esforço da gestão no core business. Com uma equipe bem selecionada e preparada para o atendimento de vendas, torna-se mais viável buscar mais lucros durante as datas sazonais sem se preocupar tanto com a administração desses colaboradores”, afirma Cristiane Ichiyama, gerente regional do Gi Group em São Paulo.
As expectativas para consumo no período também são positivas. Levantamento realizado pela Méliuz mostra que os consumidores brasileiros estão dispostos a gastar 62% a mais nesta Black Friday. Além disso, a porcentagem de consumidores dispostos a aproveitar a data para fazer comprar também cresceu 4% na pesquisa deste ano, atingindo 95,2%.