fbpx

Black Friday: compra por impulso amplia chance de cair em golpe, alerta polícia

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Comprar por impulso torna o consumidor mais vulnerável a golpes. O alerta da Polícia Civil é reforçado a cinco dias da tradicional Black Friday, quando as “ofertas” podem esconder armadilhas de bandidos prontos para roubar o dinheiro das pessoas. Para não se tornar uma vítima nem pagar mais caro é preciso cautela e reflexão.

“Na pressa de adquirir um produto ou serviço, o usuário acaba se esquecendo de conferir o valor, que pode aparecer sem o desconto aplicado”, exemplifica a delegada Elyenni Célida. Segundo ela, os registros mais recorrentes na Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor são as compras em sites e perfis de rede social falsos e a aquisição de produtos vendidos como se fossem originais.

De acordo com a policial, os criminosos usam a internet para enganar até mesmo os consumidores mais experientes. “No Brasil, estima-se que a cada sete ou oito segundos ocorra uma fraude por meio de compras virtuais”, ressalta a delegada, com base em um levantamento realizado pela Serasa Experien.

Em meio a essas facilidades, muitos bandidos aproveitam a Black Friday para enviar e-mails ou mensagens para usuários relatando a confirmação de uma compra ou um problema com um produto. Nesses casos, o prejuízo vai além do dinheiro. “Trata-se de uma tentativa de phishing, ou seja, de induzir as vítimas a clicar em links fraudulentos e fornecer seus dados bancários e outras informações”, acrescenta Elyenni Célida.

Encontre uma reportagem