Bloco Batuque Coletivo homenageia Lô Borges no Carnaval de BH 2026

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Integrantes da bateria do Batuque Coletivo:
Antônia Kelly.

Com o tema “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais”, bloco que desfila no domingo de carnaval terá músicas do ícone do Clube da Esquina em seu repertório; ensaio com entrada franca acontece neste sábado

Falta pouco para a energia do Batuque Coletivo tomar conta do Carnaval de Belo Horizonte com a força da bateria, a vibração do trio e um repertório animado. Para a folia de 2026, o bloco anuncia o tema “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais” — uma celebração da identidade mineira e de sua potência cultural — com uma homenagem especial a Lô Borges, ícone da música brasileira e um dos pilares do Clube da Esquina. O desfile será realizado no dia 15 de fevereiro, domingo, com concentração a partir das 14h e desfile das 15h às 19h, na Avenida Brasil.

E a preparação para a folia já começou. Neste sábado, 10 de janeiro, a partir das 16h, o Batuque Coletivo vai realizar um ensaio com entrada gratuita, no Recanto Buri (Av. Mário Werneck, 515, Buritis). Além da banda que irá animar os foliões, a Bateria Mar Vermelho marcará presença e promete um som de arrepiar.

Para Bruno Simão, um dos líderes e fundadores do bloco, a homenagem reforça a conexão entre o Carnaval de rua e a história cultural de Minas. “O tema ‘Sou do Mundo, Sou Minas Gerais’ traduz exatamente o que a gente acredita: Minas tem uma identidade única, mas conversa com tudo. E homenagear o Lô Borges é reconhecer um artista que colocou a nossa música no mapa, com sensibilidade, inovação e verdade. Levar canções dele para a avenida é um privilégio”, afirma.

Junior Simão, irmão de Bruno e também fundador e líder do Batuque Coletivo, destaca que a presença de Lô no repertório é uma forma de aproximar gerações na folia. “O Carnaval é encontro — de gente, de histórias e de músicas. O Lô representa uma Minas profunda e, ao mesmo tempo, moderna. Ter músicas dele no nosso repertório é uma maneira de emocionar quem já cresceu ouvindo e também de apresentar esse legado para quem está chegando agora no bloco”, completa.

Nascido em Belo Horizonte, Salomão Borges Filho (Lô Borges) marcou gerações ao misturar MPB, rock e harmonias sofisticadas que ajudaram a redefinir a música feita em Minas e projetá-la para o país. Coautor do histórico álbum “Clube da Esquina” (1972) e artista por trás do clássico disco solo conhecido como “Disco do Tênis” (1972), Lô se tornou símbolo de uma Minas criativa, universal e atemporal. Lô Borges faleceu em 2 de novembro de 2025, aos 73 anos, em Belo Horizonte.

Sobre o Batuque Coletivo

O Batuque Coletivo surgiu em 2016, quando dois irmãos, Bruno Simão e Junior Simão, apaixonados pela folia, decidiram unir os amigos que já participavam do carnaval de rua de Belo Horizonte e criar o bloco. A banda Batuque Coletivo, que antes de agitar as ruas já alegrava festas de casamento pela cidade, trazendo a alegria e a energia do carnaval para eventos particulares, agora leva toda a energia para o trio elétrico na Avenida Brasil.

Os irmãos fundadores lideram a banda, que é composta por 12 músicos talentosos. A bateria, atualmente, conta com 200 integrantes, que ajudam a levar repertório variado do Batuque Coletivo para a avenida. O bloco segue um estilo livre, tocando de tudo um pouco, e se destaca por seu cortejo diversificado e animado, incluindo versões especiais de carnaval para sucessos do axé, pagodão baiano, sertanejo, funk, pop e até rock.

Serviço

Ensaio de Carnaval do Batuque Coletivo (entrada franca)

Quando: 10/01 (sábado), 16h

Onde: Recanto Buri — Av. Mário Werneck, 515, Buritis

Desfile do Batuque Coletivo (Carnaval 2026)

Quando: 15/02 (domingo de carnaval), com concentração a partir das 14h e desfile das 15h às 19h

Onde: Avenida Brasil

Tema: Sou do Mundo, Sou Minas Gerais  – Homenagem a Lô Borges

Encontre uma reportagem