O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou as declarações machistas feitas pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) sobre mulheres ucranianas. O parlamentar havia dito que elas são “fáceis, porque são pobres”. O chefe do Executivo afirmou, após chegar ao Palácio da Alvorada ontem, que as falas do deputado são “asquerosas”.
“É tão asquerosa que nem merece comentário”, disse o presidente a apoiadores. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (União-SP), filho do chefe do Executivo, comentou o caso pelo Twitter e ironizou a situação, parabenizando eleitores do deputado conhecido como “Mamãe Falei”.
“Este é o ‘deputado’ que disse que Bolsonaro queimou o filme dos brasileiros no exterior. O infantil está na mídia do grupo de Visegrado (Polônia, Hungria, Rep. Tcheca e Eslováquia) como BRASILEIRO que foi fazer turismo sexual na guerra. Parabéns a quem o SEGUE e VOTOU (ironia)”, escreveu o político ao compartilhar uma matéria internacional sobre o caso.
Este é o “deputado” que disse que Bolsonaro queimou o filme dos brasileiros no exterior.
O infantil está na mídia do grupo de Visegrado (Polônia, Hungria, Rep. Tcheca e Eslováquia) como BRASILEIRO que foi fazer turismo sexual na guerra.
Parabéns a quem o SEGUE e VOTOU (ironia) https://t.co/9iOPjAhXQB
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) March 6, 2022
Caso gerou revolta e deputado se desculpou
Em meio a muitas polêmicas, Arthur do Val desembarcou no Brasil na manhã do último sábado (5) após viajar para a zona de guerra na Ucrânia. Em conversa com a imprensa no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o deputado estadual comentou o vazamento de uma série de áudios que repercutiram na semana passada.
As conversas que viralizaram mostram o político se referindo às refugiadas da Ucrânia com falas machistas e elitistas. Em um trecho, ele chega a insinuar, inclusive, que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”.
“Foi errado, não é isso o que eu penso. Falei besteira! Sou homem para assumir. Foi um áudio machista, assumo, peço desculpas a todas as mulheres”, disse ele. “Se as pessoas quiserem me julgar têm esse direito. Peço só que entendam o contexto, são dois contextos diferentes — uma coisa é o Arthur que foi lá, fez a missão e saiu. Outra coisa é o Arthur que já tinha saído e mandou um áudio num grupo privado para os amigos dele”, acrescentou o deputado.
O post Bolsonaro critica ‘Mamãe Falei’ após deputado dizer que ucranianas ‘são fáceis porque são pobres’ apareceu primeiro em BHAZ.