O Corpo de Bombeiros segue na busca pelas últimas vítimas da tragédia de Brumadinho, ocorrida em janeiro de 2025, após o colapso da barragem da Vale. Com mais de 1 milhão de metros cúbicos de rejeitos de minério ainda por ser investigados, os militares buscam os corpos de Tiago Tadeu e Natália Porto, as últimas vítimas desaparecidas, que somam um total de 270 mortos.
Na última semana, a equipe de resgates localizou e a Polícia Civil identificou os segmentos corpóreos de Maria de Lurdes da Costa Bueno, a 268ª vítima. Ela estava passeando com a família em Brumadinho quando foi atingida pela lama da barragem.
Os bombeiros estão utilizando câmeras com inteligência artificial para auxiliar na busca, que conta com 15 militares revezando turnos de 2 horas. A operação é parte da “Operação Brumadinho” e tem otimizado o trabalho de busca por meio de tecnologia avançada, alertando os socorristas sobre possíveis fragmentos corpóreos nos rejeitos.
O processo de buscas envolve caminhões carregando os rejeitos para um complexo de máquinas, onde tratores e esteiras passam o material por peneiras. Se algo suspeito for identificado, as máquinas são paradas imediatamente para que os militares recolham os fragmentos, que são então analisados pela Polícia Civil.
Apesar de 88% dos rejeitos já terem sido vistoriados, não há um prazo para a conclusão das buscas, que continuam sendo monitoradas de perto pelas autoridades.
Fonte: Itatiaia
Foto: Divulgação