fbpx

Bombeiros Militares e Voluntários: um dia para prestigiar os heróis

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nesta quinta-feira, dia 2 de junho, é comemorado o Dia dos Bombeiros. Esses heróis fardados salvam vidas, socorrem vítimas e evitam que problemas se tornem muito maiores.

Em nossa região, são vários profissionais que atuam ajudando o próximo, e todos merecem nossos aplausos, mas vamos destacar o Bombeiro Civil Voluntário Denis Valério, que atua há 14 anos nas cidades do Vetor Norte de Minas Gerais. “Já foram centenas de salvamentos, combates a incêndios e resgate de animais/aves. Acredito que é uma ação importante pois nos doamos ao próximo. Desta forma, podemos contribuir um pouco para a sociedade e para a melhoria de vida de cada um”, disse Denis.

Acostumado a salvar vidas, o profissional contabiliza neste tempo 445 resgates (acidentes de trânsito e diversos), 1228 combates à incêndios florestais, 27 combates de incêndio urbano/industrial e centenas de resgates de animais e aves silvestres. No entanto, os trabalhos marcantes aconteceram nas duas maiores tragédias de Minas Gerais, o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, e o da barragem de Brumadinho. “Marcou pela dimensão da destruição e perdas de vidas. Também me marcou muito os amigos que perdi em acidentes”, contou.

Vale destacar, ainda, o brilhante trabalho do Cabo Fabrício, Bombeiro Militar de Minas Gerais, morador de Pedro Leopoldo, e do Subtenente Welington, Comandante do Quartel de Vespasiano, que pertence ao 3º Batalhão, que atende a região. Enfim, a todos, o nosso Muito Obrigado!

Diferença entre Bombeiro Militar e Voluntário

O Militar tem autoridade de polícia, instituído do estado através de concurso público, e tem uma profissão remunerada. Já o voluntário não tem remuneração, tem o mesmo papel do militar, menos o poder de polícia, porém, com especificações e especialidades diferentes.

Sub. Tenente Welington, comandante do quartel de Vespasiano que pertence ao terceiro Batalhão do BMMG.
Cabo Fabrício do Quartel de Vespasiano que pertence ao terceiro Batalhão do BMMG, e é morador de Pedro Leopoldo

Encontre uma reportagem