Bombeiros são acionados após ataque de abelhas em Matozinhos

 Bombeiros são acionados após ataque de abelhas em Matozinhos
Anuncie no Por Dentro de Tudo

Um homem foi socorrido na tarde deste domingo (14) após ser atacado por um enxame de abelhas no bairro Bom Jesus, em Matozinhos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as abelhas estavam atacando pedestres que transitavam pela rua Ouro Preto. “Em seguida um homem teria arremessado uma pedra na caixa de abelha e acabou sendo atacado pelos insetos. Outras pessoas também teriam sido picadas”, contou.

Uma viatura da corporação compareceu ao local, mas a vítima já havia sido socorrida pela equipe médica da Unidade de Pronto Atendimento (sem informar o estado de saúde). As abelhas foram removidas do local pelos profissionais.

O que fazer se for picado

Se a pessoa não for alérgica, apenas cuidados locais resolvem a questão, como colocar gelo e retirar o ferrão. Porém, é recomendado sempre buscar orientação médica, pois a pessoa pode não saber que é alérgica e as complicações podem ser maiores.

“É preciso procurar atendimento clínico numa unidade de saúde. É necessário remover o ferrão e ser examinado para verificar os sintomas apresentados. Pode causar uma dor intensa, reação inflamatória local, eritema e calor, que podem durar dias ou evoluir para sintomas mais graves como reação da hipersensibilidade imediata, com sinais e sintomas de anafilaxia em pacientes previamente sensibilizados”, destaca o bombeiro.

Ajuda

Qualquer unidade básica de saúde (UBS) pode fazer o atendimento. Se a pessoa for picada, o médico realiza o primeiro atendimento e, se necessário, providencia a remoção do paciente. O importante é procurar o serviço de saúde mais próximo.

O Corpo de Bombeiros atende aos chamados de socorro em caso de ataque de abelhas, como também para a remoção de colmeias que representem algum risco à comunidade. O acionamento poder ser feito pelo 193.

Reação anafilática

O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia, é uma reação alérgica que surge momentos após a pessoa entrar em contato com uma substância à qual é sensível. O tempo de reação pode variar de minutos, até mesmo segundos.

Existem muitas substâncias capazes de desencadear reações alérgicas, entre elas o veneno de abelha. Alguns dos sinais clássicos do choque anafilático são a dificuldade para respirar, coceira e vermelhidão na pele, aumento dos batimentos cardíacos, tonturas e sensação de desmaio.


error: Conteúdo bloqueado para cópia !!