BR-040 inicia testes com radar de velocidade média em Minas; 306 motoristas foram flagrados acima do limite em 10 dias

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A concessionária EPR Via Mineira iniciou os testes dos radares de velocidade média na BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, com o objetivo de ampliar a segurança no trânsito. Os primeiros equipamentos foram instalados em Nova Lima, na Região Metropolitana, entre os quilômetros 545 e 551, no sentido Juiz de Fora, onde o limite é de 100 km/h.

Durante a fase de observação — realizada entre 11 e 21 de outubro —, 306 motoristas foram flagrados acima da velocidade permitida, com média de 105 km/h. O período é apenas educativo, sem aplicação de multas, pois o sistema ainda aguarda homologação do Inmetro e regulamentação pelo Congresso Nacional.

O novo modelo de radar mede a velocidade média de cada veículo ao longo de um trecho, e não apenas em um ponto fixo. O sistema capta a placa do carro na entrada e na saída do percurso monitorado e calcula o tempo gasto entre os dois pontos. Caso o veículo percorra o trajeto em tempo menor que o permitido, é identificado o excesso de velocidade.

Segundo o diretor-executivo da EPR Via Mineira, Eric de Almeida, a iniciativa visa educar e conscientizar motoristas, estimulando uma condução mais constante e segura.

“Queremos evitar o comportamento de quem freia apenas antes dos radares e depois acelera. Nosso foco é a segurança e o respeito à vida”, afirmou.

O trecho escolhido, na altura do bairro Jardim Canadá, foi definido por apresentar alto volume de tráfego e reincidência de excesso de velocidade, especialmente entre motoristas que deixam Belo Horizonte em direção ao interior.

Em um primeiro momento, a concessionária não pretende ampliar o uso da tecnologia, mas, após aprovação oficial dos órgãos competentes, novos pontos poderão receber o sistema. Blitzes educativas também estão previstas para orientar os motoristas flagrados.

O consultor em trânsito Silvestre de Andrade avaliou positivamente a medida.

“Mesmo sem multar, o radar de velocidade média tem efeito psicológico importante. Ele incentiva o respeito às regras e gera dados que podem embasar políticas de segurança viária no futuro”, explicou.

📄 Fonte: Jornal O Tempo

📸 Crédito da foto: Alex de Jesus / O Tempo

Encontre uma reportagem