O Ministério da Saúde informou que está monitorando o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China, que tem causado infecções respiratórias, especialmente em crianças. Apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) não emitir alerta internacional, autoridades brasileiras mantêm contato com a OMS e outros países para acompanhar a situação.
Segundo o Ministério, as infecções respiratórias na China, incluindo casos de gripe sazonal, HMPV e vírus sincicial respiratório (VSR), apresentam menor intensidade em comparação ao mesmo período do ano passado, mas houve aumento em algumas regiões do norte do país.
Embora o risco de uma pandemia seja considerado baixo, o Brasil reforça a importância da vacinação contra covid-19 e gripe, além do uso de máscaras para prevenir a transmissão de vírus respiratórios.
O HMPV, monitorado no Brasil desde 2004, causa infecções respiratórias leves a graves, com casos mais severos requerendo internação. A vigilância do vírus é feita pelo Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep) e por Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHEs).
Como parte da resposta, o Ministério da Saúde lançou o Guia de Vigilância Integrada, que detalha orientações para prevenção, diagnóstico e tratamento de vírus respiratórios de importância em saúde pública.
Fonte: O Tempo
Foto: STR/AFP