O início de 2025 marca a posse de novos prefeitos e vice-prefeitos eleitos nas eleições municipais de 2024, que ocorreram em 5.569 cidades de todo o Brasil. No entanto, 18 municípios enfrentam problemas judiciais, o que impede a realização da tradicional cerimônia de posse no primeiro dia do ano. Esses casos estão relacionados a questões na candidatura do candidato com mais votos para prefeito, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Espírito Santo.
Além disso, a posse dos prefeitos e vice-prefeitos é regida pela Constituição Federal de 1988, enquanto a posse dos vereadores segue as leis orgânicas de cada município, o que resulta em datas variadas para essa cerimônia. O total de eleitores nas eleições de 2024 foi de quase 156 milhões, sendo que 53,4% desse total foi composto por mulheres, ou seja, cerca de 82 milhões de eleitoras.
Na disputa pelas prefeituras, 16 deputados federais estavam no segundo turno, mas apenas cinco conseguiram se eleger, representando cidades como Aparecida de Goiânia (GO), Belém (PA), Fortaleza (CE), Imperatriz (MA), Manaus (AM), Natal (RN), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), São Bernardo do Campo (SP), Santos (SP) e São Paulo (SP).