fbpx

Brasil enfrenta onda de calor extrema e se torna o país mais quente do mundo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nos próximos dias, o Brasil deverá enfrentar uma das ondas de calor mais intensas e prolongadas de sua história recente, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas poderão subir até 5°C acima da média em algumas regiões, com estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia sendo os mais afetados. De acordo com o Inmet, esse fenômeno é resultado de uma combinação de fatores que mantêm o ar seco preso sobre o país, fazendo do Brasil o país mais quente do mundo durante esse período.

Em algumas regiões, como o Centro-Oeste e o Norte, as temperaturas poderão chegar a 45°C, especialmente na primeira semana de setembro. Na capital do Mato Grosso, Cuiabá, por exemplo, os termômetros já registram 42°C nesta terça-feira (3).

Além das altas temperaturas, o risco de incêndios florestais também aumentou significativamente. A Fundação Florestal de São Paulo anunciou o fechamento emergencial de 80 Unidades de Conservação até o dia 12 de setembro, como medida preventiva contra incêndios. As equipes de monitoramento estarão em alerta máximo, com prioridade para ações de combate ao fogo e apoio às comunidades vizinhas.

Fonte: Forbes Brasil – Imagem: Marc Bruxelle/Shutterstock

Encontre uma reportagem