Com 102 anos de vida e 65 de volante, um idoso de Camapuã (MS) emocionou o país ao renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e provar que vitalidade e responsabilidade no trânsito não têm idade. Ranulfo Custódio Alves foi sozinho ao Detran da cidade, realizou os exames médicos obrigatórios e saiu com a permissão renovada por mais três anos.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Ranulfo é, atualmente, o motorista ativo mais velho do estado — e com um histórico impecável: nunca teve uma multa ou se envolveu em acidentes.
O gesto do idoso comoveu os funcionários do órgão. “Comecei a chorar de emoção, pelo carinho que recebi do pessoal do Detran”, contou Ranulfo.
Longevidade ativa e consciente
Mesmo com a idade avançada, o centenário mantém uma rotina ativa: ajuda na fazenda da família, pratica exercícios e prefere dirigir em áreas com pouco tráfego. “Se já cuidava antes, agora cuido o dobro”, diz.
Apesar das sugestões dos filhos para que deixasse de dirigir, eles hoje se dizem orgulhosos de sua autonomia. “É um misto de preocupação e admiração. Ele nos ensina todos os dias”, afirmou Jéssica Alves Amorim, filha mais nova.
Atendimento humanizado e incentivo aos idosos
De acordo com o Detran-MS, 208 motoristas com mais de 90 anos estão com a CNH ativa no estado. Para facilitar a renovação para esse público, o órgão adota atendimento humanizado e garante benefícios, como descontos nas taxas — de 50% para pessoas entre 60 e 69 anos e de 70% para quem tem 70 anos ou mais.
A validade da CNH também varia conforme a idade:
- 10 anos para pessoas até 49 anos;
- 5 anos dos 50 aos 69;
- 3 anos para quem tem 70 anos ou mais.
Ranulfo agora segue exemplo de longevidade e inspiração no trânsito, com disposição e prudência que surpreendem e encantam.
📸 Foto: Arquivo pessoal
📰 Fonte: Só Notícia Boa