Pela primeira vez, brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcaram no país em uma aeronave da Força Aérea norte-americana. O voo pousou na tarde desta terça-feira (1º) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana da capital mineira, trazendo 46 pessoas que viviam ilegalmente em território americano.
Essa foi a 12ª operação de repatriação realizada em 2025. De acordo com dados do governo federal, mais de 1.200 brasileiros já foram deportados dos EUA desde janeiro deste ano.
Diferente das ações anteriores, que ocorriam em voos comerciais fretados, os Estados Unidos optaram desta vez pelo uso de um avião militar. A medida, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), visa reduzir o tempo de detenção dos imigrantes nos centros de retenção em solo americano.
No aeroporto de Confins, uma estrutura especial foi montada para acolher os deportados. A operação contou com apoio da Polícia Federal, que realizou a triagem, e de equipes de saúde, responsáveis pelas avaliações médicas. Também foram oferecidas orientações para o retorno às cidades de origem de cada repatriado.
O governo brasileiro, por sua vez, informou que a Força Aérea Brasileira (FAB) não será mais utilizada para o translado dos deportados entre os aeroportos de Fortaleza (CE) e Confins, como acontecia anteriormente.
#Deportados #ImigraçãoIrregular #Confins #VooMilitar #EstadosUnidos #Repatriação #MDHC #DireitosHumanos #ForçaAéreaDosEUA #BrasilEUA #AeroportoInternacionalConfins
📸 Foto: Júlio César Santos / TV Globo
📄 Fonte: g1 Minas