Brasileiros entram em modo alerta: cresce o medo de não conseguir sustentar a família

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A alta dos preços dos alimentos, inflação crescente e juros elevados estão levando muitos brasileiros a se sentir cada vez mais desesperados. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Quiddity, em parceria com a agência de comunicação Ágora, 56% da população entrevistada demonstrou grande preocupação com a garantia do sustento da família. Essa porcentagem aumentou em 9 pontos percentuais em comparação com 2024.

Além disso, cerca de 47% dos participantes indicaram que a principal preocupação é o pagamento de dívidas com os bancos, o que reflete a relação direta entre dificuldades financeiras e o medo de não conseguir alimentar os entes queridos. O levantamento também revelou que 39% dos brasileiros acreditam que a situação econômica do país irá piorar nos próximos meses.

A pesquisa também aponta que, em meio a esse cenário, 33% dos entrevistados ainda consideram sua condição financeira ótima ou boa. Contudo, para grande parte da população, especialmente aqueles em situação de baixa renda, a principal meta para este ano é conseguir guardar dinheiro e garantir o básico para suas famílias.

A pesquisa também abordou fontes de estresse, com destaque para mudanças climáticas (44%), sobrecarga na vida pessoal (32%) e ansiedade provocada pelas transformações tecnológicas (28%).

Foto: Jeane de Oliveira/FDR

Fonte: FDR

Encontre uma reportagem