Brasileiros que pisaram em jararacas para serem picados levam Ig Nobel

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Pesquisadores brasileiros receberam o Ig Nobel de Biologia de 2026 por um estudo que investigou quais fatores aumentam ou diminuem a probabilidade de uma jararaca dar uma picada defensiva.

Durante a pesquisa, os cientistas realizaram mais de 40 mil estímulos nas serpentes, utilizando uma bota de proteção e diferentes condições de temperatura e horários para observar o comportamento dos animais.

O estudo, porém, também foi cercado de controvérsias. O artigo acabou sendo retratado pela revista Scientific Reports após questionamentos relacionados ao desenho da pesquisa e à aprovação ética do procedimento utilizado.

Um dos pesquisadores, João Miguel Alves-Nunes, chegou a ser picado quatro vezes durante trabalhos com serpentes e sofreu reações ao veneno e ao soro antiofídico. Ele acabou afastado da atividade por causa do risco de novas complicações.

Mesmo com a retratação do estudo, os pesquisadores receberam o prêmio nesta quinta-feira (3), durante cerimônia realizada em Zurique, na Suíça.

O Ig Nobel é conhecido por premiar pesquisas inusitadas que, segundo os organizadores, primeiro fazem as pessoas rirem e depois refletirem sobre a ciência.

Fonte da matéria: Folhapress / O TEMPO
Fonte da foto: AFP

BRASILEIROS GANHAM PRÊMIO APÓS “PISAREM” EM JARARACAS

Encontre uma reportagem