fbpx

Brasileiros vítimas de tráfico humano em Mianmar são resgatados após três meses

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os brasileiros Luckas Viana dos Santos, 31, e Phelipe de Moura Ferreira, 26, foram resgatados após mais de três meses sendo vítimas de tráfico humano em Mianmar. Eles conseguiram fugir no último sábado (8/2) e foram encontrados dois dias depois por um grupo armado.

Os dois estavam entre centenas de estrangeiros forçados a trabalhar em um esquema de golpes digitais sob tortura e ameaças. Após a fuga, foram detidos por um grupo rebelde, o Exército Democrático Karen Budista (DKBA), que agora negocia sua transferência para a Tailândia.

A ONG The Exodus Road, que combate o tráfico humano, organizou a fuga de 371 pessoas de 21 países. Familiares criticam a falta de apoio do Itamaraty e afirmam que a libertação só ocorreu devido à atuação da organização. O governo brasileiro disse estar acompanhando o caso, mas não confirmou se apoiará a repatriação dos dois.

Luckas e Phelipe seguem presos na Tailândia enquanto aguardam documentos e recursos para retornar ao Brasil. O Ministério das Relações Exteriores alerta para golpes de falsas ofertas de trabalho na Ásia, que podem levar ao tráfico humano.

Fonte da matéria: Folhapress

Encontre uma reportagem