Depois de quase 20 dias internado, o cachorro Sansão – que teve as duas patas traseiras decepadas por um vizinho – já está praticamente recuperado e vai deixar o hospital veterinário onde recebe o tratamento ainda neste sábado (25).
Quem deu a boa notícia foi a veterinária que cuida dele, Ticiana Dornas. Segundo ela, o cachorro já está praticamente livre de infecções e também da anemia e por isso ele já pode ir para a casa e continuar o tratamento por lá.
“Ele está super bem. Já está bem menos anêmico, já se alimenta normalmente, faz suas necessidade fisiológicas também. O quadro infeccioso ainda há resquícios. Os exames não apontam mais, mas quando vamos fazer os curativos ainda notamos um pouco de secreção, mas é melhor para ele que vá para casa e continue o tratamento lá”, explicou.
Ticiana não esconde a satisfação de ver seu paciente recuperado. A veterinária afirma que a forma como ele reagiu ao tratamento é surpreendente. “O jeito que ele chegou aqui e o jeito que estou devolvendo ele para a família é surpreendente. Hoje ele é um novo cachorro, bem mais alegre, ativo, brincalhão”, comentou.
Nova vida
Sansão agora volta para casa com duas cadeiras de rodas que vão ajudá-lo a se locomover. Os dois equipamentos foram doados durante o tempo que esteve internado. De acordo com o tutor dele, Nathan Braga, de 21 anos, algumas adaptações precisaram ser feitas na casa onde eles vivem para receber o Sansão.
“Tivemos que fazer pequenas adaptações no imóvel. Questão espacial mesmo para facilitar a locomoção dele, mas a vida dele vai voltar ao normal e ele terá uma boa qualidade de vida, mesmo na situação que ele agora está”, afirmou Braga.
A veterinária garante que o cachorro já está bem adaptado à cadeira de rodas e além disso consegue andar bem apenas com as duas patinhas.
Agora, segundo ela, o tratamento vai entrar em uma segunda fase: a preparação de Sansão para o uso de um prótese fixa. “As feridas precisam cicatrizar por completo ainda e ele fortalecer um pouco mais. Mas nosso objetivo é a colocação de uma prótese fixa futuramente”, contou. “Ele está fazendo fisioterapia três vezes por semana e precisa ver que gracinha. Ama as sessões, fica todo alegre”.
A possibilidade da prótese é o desejo do tutor Nathan que acredita que a vida de Sansão será ainda melhor.
Justiça
Segundo Braga, a família busca também a responsabilização dos agressores de Sansão. “Queremos sim que eles sejam responsabilizados tanto na vara criminal como na cívil e vamos atrás disso sim”, afirmou.
Um dos agressores foi multado também por maus tratos a outros animais.