Uma cena inusitada chamou atenção em Contagem, na Grande BH. A cadela Tequila, de 3 anos, desenvolveu um forte instinto materno após o nascimento de sete gatinhos da gata Paçoca, adotada há oito meses pela advogada Gabriela de Oliveira Morais.
Segundo a tutora, assim que os filhotes nasceram, a cadela insistiu em se aproximar e, desde então, passou a cuidar e até amamentar os gatinhos, não permitindo que a mãe biológica se aproxime quando está com eles. Em alguns momentos, Tequila chega a carregar os filhotes pela boca para colocá-los em locais escolhidos por ela.
De acordo com o veterinário Bruno Lisboa, ouvido pelo g1, o caso se trata de pseudociese, conhecida como gravidez psicológica em cadelas. Ele explica que a produção de leite ocorre mesmo sem gestação, mas alerta que o leite da cadela não possui os mesmos nutrientes do leite da gata, o que pode prejudicar o desenvolvimento dos filhotes. Além disso, a cadela pode desenvolver mastite se não for tratada adequadamente.
A tutora afirma estar encantada com a situação, mas pretende doar parte dos filhotes quando estiverem desmamados, ficando apenas com dois deles.
Foto: Arquivo pessoal
Fonte: g1 Minas