Dois cães da raça Bull Terrier foram encontrados em situação de maus-tratos em uma residência localizada no bairro Presidente, em Matozinhos, nesta quinta-feira (7), após uma denúncia anônima relatando sinais de desnutrição e infestação de parasitas. A Polícia Civil foi até o endereço citado, mas ninguém se encontrava no imóvel. O tutor dos animais foi contatado por telefone e compareceu à delegacia para prestar esclarecimentos.
Segundo o responsável, ele havia recebido uma das cadelas, chamada Nala, há cerca de quatro meses e teria a intenção de tratá-la e posteriormente permitir sua reprodução com o outro cão, Max. Ele afirmou não ter condições financeiras para levá-los ao veterinário, embora tenha seguido orientações informais para suplementação alimentar e vermifugação. Ainda relatou que a cadela ingeriu uma planta venenosa e passou a apresentar sinais de debilidade.
Com a autorização do tutor, a equipe, acompanhada de uma médica veterinária, vistoriou o local onde Nala estava abrigada, na casa da mãe do tutor. O animal estava magro, com os olhos esbranquiçados e infestada de carrapatos, embora houvesse ração e água no local. Em outro endereço, onde estava o cão Max, foram constatadas más condições de higiene, forte odor de fezes, presença de moscas e carrapatos nos muros. O cão apresentava secreção ocular, cicatrizes e escaras, além de não haver ração disponível no momento da visita.
Ainda segundo a Poícia, fo confirmado o baixo grau de bem-estar de ambos os animais. Nenhum dos cães era vacinado ou recebia acompanhamento regular de um profissional. Após orientações, o tutor concordou em disponibilizar os animais para adoção. Um termo de fiel depositário foi assinado em nome da mãe do tutor, que ficou responsável pelos cães até sua adoção.