fbpx

ATENÇÃO: Calor intenso e queimadas descontroladas após limpeza de terrenos preocupam a Defesa Civil de Matozinhos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nesta terça-feira (01), a Defesa Civil de Matozinhos explicou ao jornal sobre os riscos e as consequências das queimadas durante o período de seca, que tem gerado incêndios de grandes proporções na cidade e também na região. Recentemente, áreas como a Fazenda Figueiredo e o Vale das Roseiras foram gravemente afetadas pelos incêndios, exigindo esforços constantes das equipes de combate, junto com fazendeiros e moradores das regiões vizinhas. As brigadas de Pedro Leopoldo também estão atuando na contenção do fogo que se alastrou na divisa entre os dois municípios.

Além dos incêndios em áreas rurais e de preservação ambiental, a Defesa Civil tem registrado um aumento preocupante de incêndios em residências. A combinação de altas temperaturas, ventos fortes e a prática de queimar lixo ou mato roçado nos quintais tem causado danos severos a propriedades, como derretimento de telhas e fiações, afetando até os vizinhos. O caso mais recente ocorreu no bairro Bom Jesus, onde um incêndio fugiu do controle e causou prejuízos significativos, segundo os profissionais.

A Defesa Civil pede à população que evite queimar lixo ou mato em quintais e lotes. Com as temperaturas próximas de 37°C e ventos fortes, o risco de perder o controle do fogo é alto. A orientação é que qualquer limpeza feita em terrenos seja deixada sem queimar até a chegada das primeiras chuvas, que ainda não ocorreram como esperado.

SOBRE AS PRÓXIMAS CHUVAS: Com a entrada da primavera, embora sejam esperadas tempestades, muitas delas são rápidas e com poucos volumes de chuva, trazendo mais ventos e raios, o que pode agravar a situação. O apelo da Defesa Civil é para que a população colabore e tenha consciência dos riscos que as queimadas trazem à comunidade e ao meio ambiente.

“Todos os focos de incêndio são causados por ação humana, seja intencional ou acidental. Precisamos da colaboração de todos para evitar tragédias e proteger nossa região,” destacou a coordenadora da Defesa Civil.

A colaboração da comunidade é essencial para evitar mais danos, proteger áreas ambientais e garantir a segurança de todos.

Encontre uma reportagem