O calor segue predominando em grande parte do Brasil mantendo a sensação de abafamento e temperaturas muito acima da média para dezembro. O cenário é provocado por um bloqueio atmosférico, que dificulta a formação de nuvens de chuva no Centro-Sul do país e mantém o ar quente concentrado sobre várias regiões.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, está em vigor um alerta laranja de perigo para onda de calor, válido até a noite desta sexta-feira, abrangendo oito estados. Em áreas como São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Goiás, leste de Mato Grosso do Sul, Paraná e norte de Santa Catarina, as temperaturas seguem pelo menos 5 °C acima da média, caracterizando oficialmente uma onda de calor.
No Sudeste, cidades como São Paulo registram máximas entre 34 °C e 35 °C, enquanto Belo Horizonte pode alcançar cerca de 33 °C. A chuva até pode ocorrer, mas de forma isolada e irregular, sem impacto significativo na redução do calor. No Rio de Janeiro, as máximas chegam a 38 °C ou 39 °C, com tempo firme predominando.
No Centro-Oeste, o calor também domina, com tardes abafadas em Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Já no Sul, o calor avança principalmente sobre o Paraná e o norte de Santa Catarina, onde a combinação de calor e umidade aumenta o risco de pancadas fortes.
⛈️ Atenção para o fim de semana
A partir do sábado e, principalmente, no domingo, áreas de instabilidade avançam pelas bordas do bloqueio atmosférico. Com isso, cresce o risco de temporais, acompanhados de rajadas de vento, trovoadas e chuva intensa em curto período, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O Paraná aparece entre as regiões mais suscetíveis a temporais, seguido por Santa Catarina e áreas do interior de São Paulo, sul de Minas e Triângulo Mineiro. No Norte e no Nordeste, o calor continua, mas com chuvas mais frequentes e localmente fortes, principalmente no interior de estados como Maranhão e Piauí.
Fonte: g1
Foto: Arte/g1 | Inmet/Reprodução
















